brazil-362002_1280A Copa está aí e a empresa onde você trabalha vai instalar um telão para que todos os funcionários possam assistir aos jogos da seleção brasileira de maneira  confortável, sem preocupações com trânsito antecipado pré-jogos, com comidinhas e petiscos além das bebidas, brindes, sorteios etc.

Uma atitude gentil e prática das empresas brasileiras e multinacionais que aqui estão. Gentil porque sabem que, mesmo não tendo obrigação de parar em pleno expediente para proporcionar “tal festa” a fazem por conta da notória paixão nacional de grande parte da população. Outra razão vem do fato de que uma boa empresa para se trabalhar preza pelo bem estar de seus funcionários. E prática porque, desta forma, garantem que seus funcionários permaneçam ao máximo de tempo possível a seu dispor executando a maior parte das tarefas diárias num dia excepcional como este.

Mas não se engane: apesar de ser uma festa, é um evento corporativo! E mais, não só o seu chefe direto estará de olho em você como também: todos os superiores dele juntamente ao pessoal do RH.

Acalme-se, não precisa se preocupar. Basta se lembrar de algumas dicas simples. Deste modo, você não fará feio diante do diretor ou de qualquer colega de trabalho.

1) Vocês está num ambiente corporativo, portanto, profissional.
O momento é de descontração. Torça, faça festa,  fique apreensivo e comemore o gol do seu time sem problemas. Mas evite: encher a cara (sim, algumas empresas oferecem bebidas alcoólicas nestas ocasiões),  usar palavras de baixo calão, fazer coreografias constrangedoras e brincadeirinhas “sem graça” etc.
Enfim, a forma como você se porta dentro de casa não deve ser –  jamais – a mesma como você se porta diante de seu colega de escritório. Deixe a intimidade para quem é seu íntimo;

2) Analogamente ao seu colega de empresa…
Evite soprar aquela corneta adquirida na última Copa do Mundo,  discutir com seu vizinho de assento porque este não pára de tagarelar durante o jogo ou arrumar confusão porque não conseguiu assistir ao lance mais importante da partida devido a “um cabeção” surgido diante se seus olhos bem na hora H. Se for importante, de fato, será reprisado inúmeras vezes por todos os noticiários;

3) Em última análise, questione-se!
” Será que eu gostaria de ser tratado da forma como eu estou tratando os outros?”. Se a resposta  for negativa, mude sua atitude urgente. Faça disto seu lema para qualquer situação na vida. Trocando em miúdos: use o bom senso; e

Por último, mas não menos importante…

4) Faça jus à conhecida “cordialidade brasileira” e seja cordial a seu próximo: sempre!

Podem parecer óbvias – e são. Mas, por incrível que pareça, elas acontecem…

No mais, divirtam-se e que vença o melhor!